quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Faixa Infantil

Karina Cardoso, locutora do programa Faixa Infantil
   Um espaço dedicado ao público infanto-juvenil e um canal de formação para os pequenos e também futuros ouvintes de rádio. Assim pode ser definido o programa Faixa Infantil, veiculado na Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional AM, de Brasília.
   Mas, antes de continuar a falar do programa, decido voltar no tempo e percorrer as paredes da minha memória para descobrir quando comecei a fazer parte da audiência da Rádio Nacional da Amazônia, eis que me deparo com o ano de 1997. Eu, com apenas 6 anos, ouvindo pela manhã o programa Escola Brasil, que estreara naquele ano. Um programa da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, com o apoio da então Radiobrás (hoje Empresa Brasil de Comunicação - EBC). 
  O Escola Brasil era um mundo distante, em que viviam os apresentadores Sandra, Cadu, Matuto, Professor Neurônio, entre outros. Um mundo em que até mesmo os botõezinhos do rádio de pilha ficavam longe das minhas mãos. Era regra lá em casa: nada de criança fazer a sintonia das emissoras. Mas, para que mexer se o rádio estava sempre sintonizado na Rádio Nacional da Amazônia?!
   Nesse mundo distante existia um quadro que nos levava para um mundo mágico. O “Era uma vez...”. Foi aí que descobri que o meu próprio mundo era mágico. Um dia, ao ouvir uma das histórias que levava o nome de “As Três Marias”, ouvi algumas cantigas de rodas. Não eram essas as músicas que faziam parte da minha própria vida e que cantávamos na escola, nas nossas brincadeiras? Esse mundo do Escola Brasil era o meu mundo.


Escola Brasil reapresentou no quadro Era Uma Vez, a história "As Três Marias", em 2007.
   Continuo a viagem no tempo. Na mesma época, ao meio dia e trinta, tínhamos um encontro marcado com uma voz mágica que cortava os rincões mais distantes do país. O “Encontro com a Tia Leninha”. Era uma época riquíssima da música infanto-juvenil, dos contos de fadas, da informação mesclada com a descontração. Eis que assim começava a minha iniciação como ouvinte de rádio.
O programa “Encontro com a Tia Leninha” estreou dois anos após a inauguração da Rádio Nacional da Amazônia, em 12 de fevereiro de 1979, apresentado pela radialista Heleninha Bortone, que conquistou toda uma geração. Mas o programa fecharia seu ciclo em 1999 e sairia do ar.
   O programa Escola do Brasil também saiu do ar em 2003. Mas em 2002 Heleninha volta à emissora com o programa “Ciranda Nacional”, que fica no ar até 2004. No ano de 2006 foi à vez do programa Escola Brasil retomar a grade de programação da emissora e ficar no ar até 2009. 
   E nos dois anos seguintes, para ser exato, eu me sentia triste ao percorrer o dial do Rádio e não conseguir encontrar nenhum programa direcionado ao público infanto-juvenil na Rádio Nacional da Amazônia. Não que eu quisesse continuar ouvindo programas direcionados às crianças, porque eu já não era mais uma. A minha preocupação era saber como se formariam os ouvintes do futuro? Os pequenos ouvintes de hoje.
   Eis que em 04 de junho de 2011, os ouvintes mirins teriam uma faixa inteirinha para se divertir, estreava o programa Faixa Infantil. 
O Faixa Infantil nasceu com a proposta de levar músicas, histórias e muita diversão aos ouvintes da Amazônia e de todo o Brasil, por meio da apresentação do conteúdo infanto-juvenil produzido pelas emissoras públicas brasileiras. Um espaço em que as crianças têm voz e acesso ao rico mundo da imaginação; em que sonhar ainda vale apena; em que a fantasia no viés da educação constrói cidadãos do futuro.


Chamada para o programa veiculada em junho de 2011 na programação da Rádio Nacional da Amazônia.
   Apresentado pela jornalista Karina Cardoso, o programa vai ao ar todos os sábados das 13h às 14h, na Rádio Nacional da Amazônia, e aos domingos das 10h às 12h pela Rádio Nacional AM de Brasília.
   O Faixa Infantil apresenta, o programa Casa da Árvore, produzido pela Rádio Câmara; Blim, Blem, Blom, da Rádio MEC AM; entre outras produções das emissoras públicas. A produção do programa é de Fatinha Araújo, com montagem de José Alves e Reinaldo Santos, e seleção musical de Jaider Ribeiro.


Rádio Nacional da Amazônia - Faixa Infantil n. 02 (11.06.2011)
  E para alegria dos antigos ouvintes da programação infantil, atualmente a Rádio Nacional da Amazônia está digitalizando as histórias que fizeram sucesso nos programas “Encontro com Tia Heleninha” e “Ciranda Nacional”. A gerência da emissora informou, por meio do serviço de ouvidoria, que até setembro as histórias começam a ser reprisadas. Uma oportunidade em fazer um reencontro entre os velhos e novos ouvintes da emissora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário