sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Revista Amazônia

     O programa Revista Amazônia nasceu dentro das comemorações de 26 anos da Rádio Nacional da Amazônia, em 01 de setembro de 2003. No inicio o programa contava com apresentação de Eduardo Mamcasz e produção de Cleide Oliveira.
  O Revista Amazônia apresentava de segunda a sexta-feira aos ouvintes, das 07h30m às 08h00m, os fatos que eram destaques nos jornais do dia, da Amazônia. Eram trinta minutos de informação, reflexão e debates amazônicos.
   Na primeira parte do programa eram apresentados os destaques das capas dos jornais, de maneira elucidativa para incitar o debate. O programa seguia com uma entrevista diária no quadro Conversa Cidadã, que destacava um fato importante que influenciava diretamente a vida da população da Amazônia Legal. “Sempre que um fato importante acontecia, a gente chegava junto, na primeira semana, no Conversa Cidadã, teve Marcos Terena, Marina Silva, etc.”, lembra Eduardo Mamcasz.
    O programa destacava os temas que tinham repercussão nacional, mas que influenciava diretamente na vida da população ribeirinha, comunidades indígenas, garimpeiros, quebradeiras de coco, entre outros. Em 31 de março de 2004 o Revista Amazônia destacou a passagem dos 40 anos do inicio do regime militar no Brasil.

Rádio Nacional da Amazônia - Revista Amazônia (31.03.2004)
    De 21 a 25 de março de 2005, o Revista Amazônia apresentou o radiodocumentário “Amazônia, Terra Cobiçada” produzida em conjunto pela Rádio Nacional da Amazônia e Agência Nacional, com edição, redação e locução Eduardo Mamcasz, produção geral de Cleide de Oliveira, sonoplastia Messias Mello, apresentação de Clemente Drago.

CP. 01 - Amazônia, Terra Cobiçada - QUESTÃO DE SOBERANIA.

CP. 02 - Amazônia, Terra Cobiçada - ESTRATÉGIA DA RESISTÊNCIA.

CP. 03 - Amazônia, Terra Cobiçada - A FORÇA DO TERCEIRO SETOR.

CP. 04 - Amazônia, Terra Cobiçada - A INVASÃO DOS BIOPIRATAS.

CP. 05 - Amazônia, Terra Cobiçada - CAMINHOS DO FUTURO.
   Com apenas dois anos o Revista Amazônia encerrou o sua primeira fase em 2005, quando deixou de ser veiculado.
    Quatro anos depois, em 25 de abril 2009 o programa Revista Amazônia foi reformulado e voltou a ser transmitido aos sábados, das 8h às 10h, produzido por Sula Sevillis e apresentado pelos locutores da Rádio Nacional da Amazônia, em revezamento.
    O programa reprisa as melhores entrevistas que foram veiculadas ao longo da semana, em toda a programação. Além disso, há programação musical, participação de repórteres, e a exibição de um quadro inédito, que é um bate-papo, a cada sábado, com um ponto de cultura diferente da região norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário